O que é o Método Samiball?
O método Samiball® foi desenvolvido em 2004 por Sammir Melo enquanto era estudante de fisioterapia. Após alguns anos de práticas diárias (em seu próprio quarto), pesquisas e estudos da bola suíça, o criador do método Samiball codificou e descreveu movimentos com a bola suíça inspirados e adaptados do yoga, da capoeira e kite/surf que tornam a prática diferente, desafiadora e lúdica.
Princípios básicos do método:
Respiração, concentração, equilibro e consciência.
Objetivos do método:
Os objetivos do Método Samiball®, quando direcionados para a prevenção e reabilitação através dos seus exercícios, visam desenvolver equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, alinhamento postural, condicionamento físico, força e consciência corporal. Quando utilizadas como forma de Arte visa criar coreografias para performances artísticas.
Qual o diferencial do método Samiball?
O Samiball foi elaborado com o foco em levar um trabalho diferenciado considerando o aspecto lúdico em sua prática, com a intenção de proporcionar uma nova vivência de movimento corporal utilizando a bola suíça.
Quem é Sammir Vieira Melo
Sammir Vieira Melo nasceu na cidade de Aracaju-SE em 12 de outubro de 1980.
É fisioterapeuta graduado (CREFITO 142138-F) pela Universidade Tiradentes – Unit no ano de 2010 – Iniciou seus estudos com a bola suíça em 2004 a partir de práticas e experimentos realizados em seu próprio quarto.
Com o passar do tempo, teve a ideia de adaptar alguns movimentos na bola suíça, criando e desenvolvendo o método Samiball, realizou e continua realizando workshop, cursos e o seu sonho é licenciando profissionais no Método formando uma equipe pelo mundo a fora.
Por mais de 11 anos foi fisioterapeuta, responsável técnico e fundador do serviço de fisioterapia da Instituição Avosos – Sohep e atualmente trabalha com fisioterapia online atendendo em algumas países, no Brasil e realiza atendimentos domiciliares utilizando o método Samiball.
No ano de 2011 publicou alguns artigos científicos, trabalhos em congressos e em revistas científicas sobre os efeitos do método Samiball na flexibilidade e condicionamento.
Em 2019 publicou o livro “O despertar do movimento na bola suíça“.